top of page
Buscar

Impulsione sua carreira médica

  • Rodrigo Leite
  • 30 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de out. de 2022

O início de nossa carreira profissional é um grande marco em nossas vidas. Ao alcançarmos nosso tão almejado diploma de médicos, queremos colocar em prática tudo que aprendemos ao longo dos 6 anos de faculdade, mas as coisas não são tão simples como parece…

O ensino da esmagadora maioria das escolas de medicina não prepara e não desenvolve nos alunos, todas as habilidades necessárias para que consigamos sobreviver nesta selva de pedras que é o mercado de trabalho.

Quero compartilhar com vocês que estão começando em seus consultórios, algumas sugestões e dicas que podem fazer muita diferença em seus resultados.

Você nunca será pago por quão bom você é, e sim, por quanto você é RARO. Ouvi essa frase de um colega médico e entendi o quão importante é buscar realizar algo de forma diferenciada, fazer alguma coisa que realmente agregue valor ao seu consultório e ao atendimento do paciente.

O que, por exemplo?

Um ponto fundamental é a experiência que você pode proporcionar no atendimento realizado em seu consultório. Sua secretária é, na verdade, uma gestora de relacionamento e deve proporcionar um atendimento memorável aos pacientes.

Você também precisa estar atento à estrutura local. Observar se o espaço está condizente com o seu público alvo. Observar a iluminação, decoração, som ambiente e wi-fi para os clientes (hoje em dia isso não pode faltar!).

Uma excelente opção para quem está começando, é associar-se a um profissional com mais tempo de profissão, que já possua um consultório estabelecido e clientela. Essa é uma forma de criar sua autoridade de maneira mais lenta, enquanto você busca complementar sua formação acadêmica. Faça cursos e especializações em instituições renomadas e aumente o valor construindo um currículo invejável.

Outra dica que pode fazer toda diferença é você buscar um nicho específico dentro de sua especialidade. Claro que isso demanda tempo, mas o resultado normalmente é muito positivo, pois, mesmo seus colegas de especialidade, acabam encaminhando pacientes para você. Em minha opinião, devido à quantidade imensa de médicos formados ano após ano, escolher um nicho, será fator de sobrevivência no mercado de trabalho.

A organização de eventos científicos em sua região, também é uma ótima oportunidade de network principalmente nos eventos multidisciplinares, pois, assim você terá acesso a outros grupos de pessoas fora da sua especialidade, dando visibilidade ao seu trabalho.

Busque desenvolver sua comunicação de forma assertiva, seja empático e treine toda sua equipe de atendimento periodicamente. Lembre-se que o atendimento começa no momento em que o paciente vai procurar você pela internet ou pelo whatsapp, por exemplo, e não apenas quando ele está sentado à sua frente. Saiba que na comunicação, 7% são as palavras que usamos e 93% é a comunicação não-verbal.

A dica de ouro é que você sempre seja ético com seus pacientes e, principalmente, com seus colegas de trabalho. Antes de fazer qualquer comentário pense se você deve e se você pode falar. Não critique as condutas adotadas por outros profissionais e saiba sempre até onde você pode resolver os problemas apresentados pelos pacientes. Caso não tenha competência no momento para resolver, tenha a responsabilidade de encaminhá-lo a outro profissional com mais experiência que você.

Seguindo essas poucas dicas, você já terá um início de jornada com mais assertividade do que muitos outros profissionais.

Tenha uma excelente carreira!


 
 
 

Comments


  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Angra dos Reis

Rio de Janeiro

©2022 by Rodrigo Leite. Produzido e criado Wix.com

Contate-nos

Obrigado(a)!

bottom of page